Quem já manja bem de programação de computadores sabe que no início a primeira coisa que deixa qualquer um de cabelos em pé é a escolha da linguagem. Alguns querem C, para saber como funciona o todo da linguagem, outros preferem Java por ser a mais “popular” em fóruns e livros hoje em dia. Ainda há quem prefira .NET (como eu por exemplo), para ter em mãos uma linguagem que abre mercado rápido e extenso.
Claro, que até decidir qual linguagem começar, milhões de coisas vem à cabeça: Será que vou conseguir? Como fazer isso? Como eles conseguem? Será que serei bom?
Com qual linguagem começar?VOCÊ PRECISA RESPONDER ESSA PERGUNTA SOZINHO!
Quando escolhi começar a programar com C#.NET, levei algumas coisas em consideração: Para o que vou desenvolver? O quer quero para o futuro? Onde chegarei?
Respondendo a estas três preguntas, cheguei à conclusão que a plataforma oferecida pela Microsoft é praticamente voltada para iniciantes, pois todo o aprendizado necessário tem no site MSDN, da própria Microsoft. Esse material é livre, grátis, e está lá para quem quiser acessar.
Por onde começar?
DE PREFERÊNCIA DO COMEÇO, É SERIO!
DE PREFERÊNCIA DO COMEÇO, É SERIO!
Você já deve ter ouvido muito quando perguntou para outros programadores por onde deveria começar seus estudos, a resposta: “Tchê! Começa do começo!”. Mas tem uma lógica (aprenda a amar essa palavra) por trás dessa ironia. Li em um fórum certa vez, antes de iniciar em C#, que programadores iniciantes não sabem engatinhar mas querem correr, e você precisa ter cuidado com isso, pois você precisa saber o básico para saber o intermediário. Então não adianta sair por aí pegando dicas de como criar instalador ou como criar conexão com banco de dados, se você não sabe nem fazer um “Hello World!”.
Lembre-se de uma coisa, para o resto da sua vida: programador bom é o cara que estuda tudo, sabe tudo mesmo, e VOCÊ JAMAIS SABERÁ TUDO! Sempre terá algo novo para aprender. Portanto, para ser um grande programador você precisa estar atualizado, com tudo ao seu redor. Quando digo que o programador deve saber tudo, quero dizer o seguinte: o programador comum programa uma linha de código, mas o BOM PROGRAMADOR sabe o que cada palavra do código executa em todo o PC (ou servidor), que gera um código binário, com comando que passam pelo chipset, memória, barramento e processador, até gerar um resultado para o usuário.
O que estudar?
SIMPLES. SÓ TUDO!
SIMPLES. SÓ TUDO!
Não vou me alongar nessa última parte, mas tentarei deixar claro uma coisa: A vida do programador se resume em estudar, estudar e estudar! Esta e outras aprendi com vários craques pela web, como por exemplo, o André Noel do Vida de Programador.
Saiba que para ser bom, você precisa saber tudo, como falei anteriormente. Não basta apenas ler, é preciso praticar também, e muito. Faça exercícios e pesquisas. Vire amigo dos melhores buscadores da web.





0 comentários:
Postar um comentário